Salesforce?
Tem como desenvolver em Salesforce? Existe mercado para isso?
Bom… estes foram meus questionamentos iniciais quando me deparei com a oportunidade de participar de um processo seletivo chamado BECA, na everis (an NTT Data Company) meados de Agosto/2020, apresentado através do Tiago ASP (Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do SENAI).
Até então, já havia escutado algumas coisas sobre Salesforce, mas apenas como um CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). Lá por 2013 cheguei a testar a plataforma para ver se poderia utilizar na minha antiga empresa, mas acabei deixando de lado.
Voltando ao processo… Pensei: não tenho nada a perder, vamos lá! Mandei meu CV e aguardei os próximos passos. Antes de ter algum retorno, começei a “caçar” profissionais listados no Linkedin que trabalhavam com Salesforce na região, adicionei muita gente e incomodei (haha).
Vale um adendo surpreendente aqui: como a comunidade de desenvolvedores Salesforce é dedicada e atenciosa com quem quer saber mais sobre a tecnologia! Fiquei impressionado com os diversos feedbacks, ensinamentos e disponibilidade da galera. Agradecimentos especiais para o André Capela (que dedicou 1 hora do seu tempo para fazer uma call, mostrar o ecossistema, a linguagem e tirar dúvidas), ao Elivelton Walter que trocou inúmeras ideias sobre mercado e a tecnologia e Francisco França que me apresentou a Comunidade Salesforce de Floripa.
Depois passei por alguns testes e conheci o Trailhead (uma plataforma disponibilizada pela própria Salesforce de forma gratuita para qualquer pessoa aprender a desenvolver). A empolgação foi tanta que em menos de um mês havia chegado no nível “Mountaineer”.
Nesta fase do processo seletivo tive a oportunidade de ser entrevistado pelo Rogério Alvarenga (Diretor de CoE de Salesforce na everis e Co-Líder na Comunidade de SF em Floripa). Um cara fantástico, empolgado com todo esse ecossistema e que transborda isso para as pessoas com quem fala.
Depois de um tempo… chegou o esperado SIM! Hoje faço parte da everis (desde Setembro/2020) na divisão de Salesforce, sou colega de trabalho de alguns caras que conheci neste período e estou cada dia mais empolgado com as possibilidades, com a tecnologia envolvida, formas de trabalho e oportunidades que esta nova carreira irá me proporcionar.
A ideia desse blog é contar um pouco dessa nova fase e carreira que estou galgando, bem como postar alguns conhecimentos que irei adquir ao longo do processo. Vai servir também como um repositório de conteúdo (aberto) pra mim e pra quem quiser.
Até a próxima.